Como é mais do que sabido, Vizela e Gondomar iniciaram a temporada na Liga de Honra, mas sempre com a certeza que seria "inevitável" a sua despromoção no decorrer do campeonato, dado os castigos de corrupção que pendiam ( pendem ) sobre estes clubes!
Com a desculpa de que o Conselho de (in)Justiça da FPF não reuniria a tempo de aplicar o castigo e alegando também que as competências deveriam recair sobre Liga, o campeonato iniciou-se e todos ficaram então aguardar que a "bomba arrebentasse" durante a competição, tal nunca veio acontecer e certo é que estas duas equipas vão efectivamente cumprir na integra todos os jogos da Liga Vitalis.
Contudo e precisamente nas vésperas da ultima jornada, surge a noticia que os castigos vão ser conhecidos no inicio da próxima semana, sem duvida num excelente timing para alguns...
Leia-se a noticia do Jornal Noticias :
"A Comissão Disciplinar da Liga decide, no início da próxima semana, os processos referentes ao Gondomar e ao Vizela, inseridos no Apito Dourado. A questão arrasta-se há cerca de nove meses, desde meados de Agosto passado, quando o recém-empossado Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, na primeira reunião, deliberou que deveria ser a Liga a concluir os processos e a dar as sentenças e não o Conselho de Disciplina da FPF, uma vez que os dois clubes tinham ascendido, entretanto, aos campeonatos profissionais (Liga de Honra). Isto apesar do CD ter elaborado os respectivos inquéritos e, inclusive, dado um parecer sobre a sanção a aplicar e que, apurou o JN, aponta para a despromoção dos clubes. Com os relatórios e as investigações já feitas pelo CD federativo, estranhou-se o longo silêncio da "justiça" da Liga sobre dossiê tão importante..."